exameisocinetico

Valinhos - SP

ÍMPETO - AVALIAÇÃO FÍSICA

EXAME ISOCINÉTICO

Menos Lesões e mais Desempenho!

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

Essa lesão, tão comum em esportes de contato ou com mudanças de direção, tem diversas fases de reabilitação, cada uma com suas especificidades. Quando o paciente opta pela cirurgia de reconstrução do ligamento rompido, ela terá uma fase de proteção do ligamento novo, para que ele cresça e se firme no osso; uma fase de fortalecimento específico da musculatura do joelho e uma fase de recondicionamento para retorno à prática esportiva com segurança. Normalmente, em esportistas não profissionais, o exame isocinético é feito no final da última fase, que normalmente ocorre após os 9-10 meses após a cirurgia, já atletas profissionais onde o retorno ao esporte é acelerado, o exame já pode ser feito a partir dos 5-6 meses.

Conheça mais sobre cada etapa da lesão e reabilitação e entenda a importância do exame isocinético

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

Anatomia e lesão

O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é um dos quatro ligamentos principais que conectam o osso da coxa (fêmur) ao osso da tíbia, formando a articulação do joelho. Ele fornece estabilidade à articulação do joelho e impede um movimento excessivo para frente da tíbia. As lesões do LCA podem ser rupturas parciais ou completas do ligamento, em ambos os casos os sintomas incluem um som de estalo no momento da lesão, dor intensa, inchaço e dificuldade em apoiar peso na perna afetada.

Como ocorre a lesão

Lesões do LCA são comumente vistas em esportes que envolvem dribles, cortes, pivôs ou saltos, como futebol, basquete e esqui.

O ligamento cruzado anterior rompe quando durante qualquer movimento mais intenso, a tíbia vai para uma direção e o fêmur para outra direção.

Quando acontece isso, normalmente quando já se está cansado, o ligamento fica tensionado pelas forças em direções opostas e rompe.

A lesão do LCA, se não tratada corretamente, pode levar a instabilidade do joelho, falseios, acidentes, perda de força muscular e aumento do risco de desenvolver osteoartrite.

Quando o ligamento rompe e função que ele desempenhava fica perdida, essa função pode ser substituída, com muito esforço, pela musculatura do joelho, mostrando quão importante é a força muscular para seu tratamento.

Para evitar os falseios e instabilidades no joelho, o tratamento mais comum é a cirurgia de reconstrução.

 

A cirurgia

A cirurgia de reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior é um tratamento mais comum nos dias de hoje.

Durante a cirurgia, o LCA rompido é substituído por um ligamento novo, geralmente feito com tecidos do próprio corpo do paciente. Serão feitos dois furos para fixar o novo ligamento, um na tíbia e outro no fêmur. O novo ligamento é então fixado no osso da coxa e no osso da tíbia com parafusos ou outros dispositivos de fixação.

Reabilitação

A reabilitação após a cirurgia é crucial para restaurar a função do joelho e prevenir novas lesões. Além disso, a força muscular é muito importante para o desempenho e prevenção de lesões em atletas com lesões do LCA, porque a força dos respectivos músculos ajuda a reduzir a carga na articulação do joelho e estabilizar o joelho durante movimentos que podem causar lesões do LCA.

O exame isocinético

Após a cirurgia de reconstrução do LCA, o teste isocinético é o método mais confiável para garantir um retorno seguro ao esporte com menos chances de uma nova lesão.

Para atletas após a cirurgia de reconstrução, o teste isocinético é usado em vários momentos, tanto para identificar quaisquer fraquezas ou desequilíbrios musculares quanto para certificar que o atleta pode voltar para as competições com segurança. Em todas os momentos as informações obtidas serão usadas para desenvolver e monitorar o progresso da reabilitação, tornando-o mais efetivo.